Thiago de Mello and Amazon  

menu

Início
Agradecimentos
Notícias
Resenhas
Biografia (English)
Biografia (Português)
Discografia
Fotografias
Músicas
Links
Citações (Português)
E-mail

Quotes


"Sem dúvida, do vasto e brilhante elenco convidado para atuações no III MIMO, a great attraction é a violonista americana Sharon Isbin, ...detentora de várias láureas e cuja discografia atesta uma versatibilidade incomum. ...Como partner de Sharon Isbin em sua atuação no III Mimo (marcada para amanhã, no Mosteiro de São Bento, Varadouro, Centro Histórico) comparece o exímio percussionista e compositor Gaudencio Thiago de Mello - brasileiro que afina sua inventiva pelo diapasão telúrico da Amazônia. O duo Scharon & Thiago de Mello apresenta peças de Granados, Tárrega, Isaias Sávio, Leo Brouwer e do próprio Thiago de Mello."

Carlos Dantas, Tribuna da Imprensa, Brasil
Setembro, 2006

"Quando ouví Gaudencio Thiago de Mello tocar suas obras ao violão fiquei realmente maravilhado! Sua concepção perfeita da harmonia, coordenada com o uso correto dos graves é simplesmente notável! Este dom precioso, esta habilidade especial em sentir e perceber, a cada minuto, as mudanças da harmonia apoiando a melodia executada tão virtuosamente, fez com que eu sentisse um imenso prazer ao escutá-lo. Um talento verdadeiramente único!!!"

Jacques Press, Maestro e Compositor
Philadelphia, EUA

"Recentemente ouví o compositor e músico Gaudencio Thiago de Mello tocar seu violão e fiquei impressionado pela incrível pureza do som que emana do seu instrumento. Nos trechos sibilantes, parecia que dedilhava um alaúde. Nos momentos de bravura seu violão é extremamente tenaz e riquíssimo na qualidade.... Mais uma vez, Bravo!"

George Kleinsinger, compositor e maestro
(Decifrador das composições de Leonardo da Vinci)

"Os músicos brasileiros Gaudencio Thiago de Mello e Tibério Nascimento em conjunto com Joe Passaro, de New Jersey, proporcionaram sem a mínima dificuldade, uma noite de música afinada com as harmonias telúricas, vibrações e rítmos no último fim-de-semana em Upper Montclair. Thiago de Mello dominou a sessão através de um poder sutil, igual ao da lua sobre as marés, conduzindo as mudanças do tempo e trazendo novos acordes sem romper o continuum musical...Thiago de Mello se concentrou mais no violão e nos vocais, embora tudo o que faça, tanto como vocalista ou violonista reverbera nos rítmos percussivos que parecem pulsar por todo o seu ser....ele criou padrões rítmicos nas cordas que sugerem um som tão natural como o ruído das gotas da chuva caindo sobre as folhas. A música brasileira nesta noite de sábado foi genial-mellow - no melhor sentido da palavra."

George Kanzler, The Star Ledger
N.J. , EUA

"Laurindo Almeida, décano dos violinistas e compositores latino-americanos, não se apresentava em Londres há muito tempo e foi iniciativa da L.AC.C.S. trazê-lo para fazer um trio com Carlos Barbosa Lima e GAUDENCIO THIAGO DE MELLO.... a comunicação musical foi boa entre os dois violonistas, sem subestimar a contribuição sutil de Thiago de Mello. Ele tocou vários instrumentos de percussão sul-americanos de forma simples mas com um rítmo penetrante que contagiou todo mundo. Apesar de deslocar-se pelo palco com muita discrição, acabou ganhando para si todas as atenções do público. Preponderantemente, ele é um compositor, que além de tocar percussão em sua banda (AMAZON), `as vezes é surpreendido por vários convites para tocar percussão junto com outros artistas, como convidado especial. O Canto dos Esquecidos,(Canto # 5), de Thiago de Mello traz uma poderosa mensagem política revestida em rítmos suaves. A música foi muito apreciada... mas isto era inevitável, dado o alto grau de prazer gerado no decorrer da noite pela atuação de três músicos contrastantes e, ao mesmo tempo, com tanto em comum."

Colin Cooper, editor Classical Guitar,
Londres, Inglaterra

"SEM DÚVIDA ALGUMA, a banda AMAZON é uma força no Jazz. GAUDENCIO THIAGO DE MELLO é fascinante. Sentado `a frente de sua banda de dez músicos, ele interagia com a platéia num misto de poeta errante e contador de estórias de botequim... cantava um trecho de uma canção e em seguida baixava a voz para, num sussurro, compartilhar fragmentos de sabedoria. As composições de Thiago de Mello demonstram uma predileção pelo cálido, com arranjos em registros médios, lembrando ocasionalmente as cores de Gerry Mulligan, mas não necessariamente com o mesmo conteúdo. Na homenagem ao trompetista Cláudio Roditi, em A hug for Cláudio,ele usou com sensibilidade duas flautas como um contraponto especial aos trechos dos metais.... cada uma trazendo um colorido distinto ao todo, numa maneira que fazia relembrar a terceira parte do Concerto para Orquestra de Bartok."

Richard Sudhalter, New York Post
EUA

"O Brazilian Jazz Festival passado, apresentou GAUDENCIO THIAGO DE MELLO no Jazzmaniacom sua banda de dez músicos, a Amazon. Thiago de Mello é um músico, compositor e arranjador primoroso. Ele trabalhou com destacados músicos de Jazz... canta, ocasionalmente toca violão e diversos instrumentos de percussão. Thiago é um artista encantador com um tipo de música que percorre diversos estados de espírito, muito peculiares e únicos."

Seymour Nippon, Nitelife
N.Y.C. - EUA

"Conheço GAUDENCIO THIAGO DE MELLO há alguns anos e ouvi três segmentos (sets) completas de sua música no anualBrazilian Jazz Festival, na Jazzmania Society em 14 de Junho de 1980. Fiquei muito impressionado pelas suas composições - um estilo único e genuíno que abrange uma variedade de cores e padrões rítmicos que caminham lado a lado com frases ricamente melódicas e harmoniosas. Esta é a força de Thiago e, a partir dela, ele criou um estilo próprio. Thiago de Mello é um compositor e profissional extremamente talentoso e único, que merece ser ouvido com atenção."

Gil Evans Compositor e Arranjador
N.Y.C. - EUA

"LOVE SONGS AND LULLABIES, (Obras de Villa-Lobos, Brahms, Jobim, Garcia Lorca, Anon, Britten, Niles, Foster, Schubert, Thiago de Mello, Goldfaden, Bonfá, Ginastera, Seiber, Montaña, Martini, Madriguera). ... Um repertório de excelente escolha - Brahms ao lado de Jobim, Britten com Bonfá, simplesmente fantástico - execuções brilhantes de quatro artistas que tocam transmitindo o amor pelo que fazem. A voz de Thomas Allen, mantida permanentemente sob total controle, seduz... Benita Valente é maravilhosamente melíflua ao usar sua sedosa mezzo-voce; Sharon Isbin nunca erra ao dedilhar seu violão... GAUDENCIO THIAGO DE MELLO, que também é o compositor de duas faixas, é um brilhante percussionista e sua presença sutil, evocando o mistério da floresta amazônica, é um fator preponderante para o sucesso desta encantadora gravação."

Colin Cooper, editor Classical Guitar
Londres, Inglaterra Fevereiro de 1993

"Sharon Isbin em conjunto com Paul Winter e o compositor e percussionista GAUDENCIO THIAGO DE MELLO, apresentam um álbum (Journey to the Amazon) delicadamente equilibrado entre o tradicional e o contemporâneo, entre o clássico e o popular .... Minha faixa favorita é a segunda (Chant # 2 -Uirapurú do Amazonas), que é um dos Chants for the Chief, baseada numa gravação do canto do lendário Uirapurú, possivelmente o mais extraordinário de todos os pássaros canoros. O maravilhoso canto deste pássaro incide por toda a obra. A harmonia entre dois mundos musicais tão diferentes, o humano e o dos pássaros é admirável e muito comovente. O canto # 1, também de autoria de Thiago de Mello (A Chamada dos Ventos), é quase igualmente evocativo."

E.S. Stereo Review
EUA

"Teu irmão (GAUDENCIO THIAGO DE MELLO) mandou-me um disco que saiu nos Estados Unidos com músicas dêle. O disco tem canções muito bôas. Já escrevo `a ele agradecendo." (Carta histórica de Cláudio Santoro, da Alemanha, para o poeta Amadeu Thiago de Mello, em Portugal, no dia 26 de Maio de 1975, quando ambos estavam no exílio).

Cláudio Santoro Compositor e Maestro Orquestra Sinfônica de Brasília
Brasil

"Compositor dos compositores, e músico dos músicos, GAUDENCIO THIAGO DE MELLO permanece sendo o melhor dos segredos que o Brasil ainda desconhece. Eu guardo com muito carinho seu primeiro álbum, Amazon - the Music of Thiago, gravado com um elenco de músicos de primeira linha em 1973, no famoso Sound Ideas Studio, em Nova Iorque e produzido por George Klabin. … é realmente uma jóia muito especial, uma verdadeira peça de colecionador. Na realidade pode-se dizer que é um dos mais raros álbuns de todos os tempos."

Arnaldo de Souteiro Tribuna da Imprensa
RJ, Brasil

"Journey to the Amazon" é um maravilhoso CD por três extraordinários músicos. Palavras mal podem descrever o toque mágico de Sharon Isbin e a rara sensibilidade musical de Paul Winter, juntamente com a maneira sutil que Gaudencio Thiago de Mello deu `a percussão, combinando tranquilamente com o violão, dando a impressão como se fosse um outro instrumento sonoro. Congratulações para Sharon Isbin por ter gravado, entre outras lindas peças, as belíssimas composições dêste brilhante compositor e percussionista que é Thiago de Mello."

Luiz Bonfá Compositor, guitarrista
RJ, Brasil

"...A novidade deste álbum (Journey to the Amazon) é a música telúrica.... o prazer e o apreço dos músicos por esta música sul-americana é óbvio... a sinergia de Sharon Isbin com os demais membros do trio é simplesmente exuberante. O sax soprano de Paul Winter emprestou uma serenidade melancólica `as composições mais evocativas e, calor, charme e sedução `as danças. GAUDENCIO THIAGO DE MELLO se supera tanto como compositor, quanto como percussionista. Neste disco, com seu consistente e criativo toque mágico ele proporciona o sustentáculo da performance do trio."

A.
Londres, Inglaterra

"SONS DA AMAZÔNIA - Arquitetura, futebol e música. Esta mistura inusitada marca a vida do compositor e instrumentista Gaudencio Thiago de Mello. Talvez você não tenha ainda ouvido falar nele. Não é para menos. Há 36 anos este instrumentista nascido no Amazonas, mora nos Estados Unidos (Nova Iorque), onde construiu sua carreira musical. Se não é tão conhecido no Brasil, Gaudencio - (se identifica assim no Brasil para não ser confundido com o irmão, o poeta (Amadeu) Thiago de Mello - tem seu talento mais do que reconhecido no exterior. 'Andei Só Por Andar', música que abre o CD AMAZON, é sucesso nas pistas de acid jazz na Europa e o CD 'Journey to the Amazon', gravado em parceria com Sharon Isbin e Paul Winter para a Warner Music, da Alemanha, foi indicado este ano (1999) para o Grammy na recém-criada categoria 'Classical Crossover' (misturas musicais com caráter erudito). ...AMAZON (cujo título original era 'The Music Of Thiago'), foi seu primeiro album originalmente num LP, com músicos como Paulo Moura, Airto, Claudio Roditi, Dom Slavador, Portinho, Richard Kimball, Bob Rose, Don Payne, Bob Dougherty, Herb Bueshler, Kay Coleman e outros grande nomes da música, produzido por George Klabin,Sound Ideas Studios, N.Y.C. Agora aparece em CD, lançado pela Bomba Records, Japão, numa re-produção e remasterização por Arnaldo deSouteiro, para o seu selo Jazz Station Records(JSR), quem descobriu quase 20 anos depois, uma cópia do LP original numa loja de raridades musicais em Londres".

Carlos Eduardo Cardoso, Revista BACKSTAGE
Brasil

"...CHANTS FOR THE CHIEF apresenta a obra e o talento artístico de um profissional, filho do Amazonas, o percussionista/compositor e cantor GAUDENCIO THIAGO DE MELLO. Sua obra de dez partes evoca de certa maneira os rituais religiosos e folclóricos da Amazônia que o compositor decidiu que a palavra CANTOS era mais apropriada que CANÇÕES para descrever a essência de suas criações. Embora Barbosa Lima se apresente solo em seis faixas (a maioria delas extraídas da obra de seu mestre, Isaias Savio), o que mais marca nesta gravação extraordinária é o arranjo mágico de Thiago de Mello. Usando percussões que ecoam os sons da floresta, em conjunto com o incomparável violão clássico de Barbosa Lima, ele cria aquilo que o comentarista Arnaldo de Souteiro descreveu como uma "conexão de coração para coração."

Mark Holston, Jazziz, Editor-chefe
Los Angeles, EUA

"Vindo do Amazonas, Brasil, Gaudencio Thiago de Mello oriundo dos indígenas Maués, (nascido em 1933), cujo suave Varre-Vento encontra Sharon Isbin tocando o melhor que seja possível. Suave, cheia de sentimento, peça como esta é onde violonistas (clássicos ou não), caem vítimas do uso exagerado dos microfones usados pelos engenheiros, o que pode arruinar o que poderia ser uma brilhante performance. Mas, felizmente, não é o caso aquí". ("Dreams Of A World", Teldec Classical International, Alemanha - Vencedora do Grammy de 2002, na categoria Classical Solista Sem Acomapnhamento Orquestral)

Sefton Wiggs, Public Radio East
EUA

"Thiago é um compositor versátil. O fato de ter nascido e passado a maior parte de sua vida no Brasil, ele não escreve sómente bossa nova ou música com sabor de samba. A maior qualidade de Thiago é o simples lirismo que ele evoca em todas suas canções, a qualidade que eu sinto fará suas composições perdurar, além do fato de fazê-las ter uma grande aceitação."

Geoge Klabin, Produtor, Sound Ideas
USA

"A Música de Thiago"... Uma mistura singular de um material melódico simples, combinado com a riqueza de uma textura harmônica, cujas frases do baixo se comparam com a sofisticação cromática dos antigos compositores românticos... Tudo isso, mais o sutil rítmo sincopado, que comanda sua estrutura, tem suas raízes nos cantos simples dos indígenas da sua terra natal, o Amazonas, além da intricada textura percussiva das canções afro-brasileiras do nordeste e os sofisticados rítmos do idioma musical contemporâneo".

Richard Kimball, Composer, Juilliard School
EUA

"Ninguém está fazendo tanto para libertar o violão do lugar comum como Sharon Isbin.... que ama e sente esta música (sul-americana), há mais de um quarto de século. Ela está totalmente `a vontade na companhia de Thiago de Mello e Paul Winter. Pode-se temer que o acréscimo de uma percussão variada, imitando os sons da floresta possam perturbar, especialmente nas peças clássicas mais conhecidas, entretanto ela realça a atmosfera telúrica e é tocada com grande discrição (encantadoramente no arranjo de Grenet para a Canción de La Cuña, de Brouwer) e sempre com um rítmo engrandecedor. O arranjo da tradicional peça Seis por Derecho de Antonio Lauro, nunca foi tocada com tanta vitalidade. ....Esta gravação é de uma transparência belíssima e bem equilibrada. Não perca tempo e ouça já este CD. Não se surpreenda se ele aparecer na minha coluna Critics Choice ( A Escolha dos Críticos ), no fim dêste ano, apesar de estarmos bem longe dele. (Julho de 1999)"

John Duarte, compositor, Editors Choice Gramophone
Londres, Inglaterra

Hospedado por